terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pêndulo de Newton

O pêndulo de Newton ou as bolas de Newton, é um dispositivo que recebe o nome do físico Sir Isaac Newton por demonstrar empiricamente a conservação do momentum e da energia, leis físicas estudadas e demonstradas por Newton. Complicado? Wikipédia explica:
É construído a partir de uma série de pêndulos (normalmente 5) adjacentes uns dos outros. Cada pêndulo está anexado a uma armação por duas cordas de igual comprimento e ângulos opostos formados entre estas. Se essas cordas não fossem iguais em comprimento, as bolas ficariam desequilibradas. Esse arranjo de cordas restringe os movimentos do pêndulo ao mesmo plano. Dormiu? Calma que tem mais...
O comportamento do pêndulo decorre da conservação do momento e da energia apenas no caso de dois pêndulos. Na verdade, se houver n pêndulos existem também n velocidades desconhecidas para serem calculadas a partir das condições iniciais. Uma outra condição para o resultado observado é que uma onda de impacto deve se propagar livre de dispersão por entre a cadeia de bolas.
Entendeu agora o fenômeno "por que somente uma esfera sobe do outro lado, quando soltamos uma?". Pronto! Agora é só adquirir um, e mostrar para as pessoas o seu conhecimento sobre física. Ah! Que Isaac Newton não nos ouça...mas serve muito bem como um objeto decorativo em salas, escritórios ou home office. Um bom divertimento e distração.

Pêndulo de Newton
Medidas da base: 11,5 cm x 13,5 cm
Altura: 14 cm
Valor: R$ 20,00 + frete (envie um email c/o cep p/orçamentos)
Frete: Correio via pac p/todo o Brasil

Se quiser comprar pelo Mercado Livre clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário